(Sessão Coletiva 9)
Este encontro ocorreu no dia 07 de outubro de 2009, na Escola de Educação Básica Nereu Ramos (polo 7), na cidade de Santo Amaro da Imperatriz - SC.
Os cursistas resolveram os problemas propostos nesta Unidade sobre a Matemática e o Impacto Social da Tecnologia da Informação.
Esta unidade deu ênfase no Diagrama de Árvore como recurso para a resolução de problemas trabalhando o Princípios de Contagem.
O uso da tecnologia nas mais variadas esferas da atividade humana vem gerando soluções para muitos problemas, mas vem também criando novos desafios, como, por exemplo, as preocupações com a segurança.
Cada vez mais precisamos inventar senhas de acesso e outras barreiras para realizarmos operações bancárias, utilizarmos serviços e outras atividades, capazes assim de provar a nossa identidade e evitar fraudes.
Cada vez mais o homem moderno se torna escravo das senhas de acesso. A informática, a Internet e os celulares aumentaram em muito o uso destes códigos. São senhas para entrar em rede, ler a caixa postal, conferir o extrato bancário, fazer compras pela Internet, ouvir o correio de voz do celular... Haja memória para decorar tantas senhas!
Por mais que as senhas representem uma forma de segurança, sempre há aqueles que conseguem criar meios de violar o sistema.
Algumas dicas do que sejam senhas ruins e boas
- Senhas Ruins
• O uso da palavra senha como senha. Isto parece idiota, mas existe!
• Senhas com o mesmo nome do login (joao/joao).
• Senhas compostas por letras ou números em seqüência crescente ou decrescente (abcdef, 123456, 654321 etc.). Estes tipos de senha podem ser adivinhados por dedução e são as primeiras combinações que crackers usam.
• Palavras relacionadas com o gosto pessoal. Por exemplo: “escort”, “vectra”, “subaru”, se a pessoa é amante de carros.
• O nome da esposa, dos filhos, dos familiares, do animal de estimação, do time de futebol, do ídolo da TV/filmes ou qualquer coisa relacionada a familiares ou, indiretamente, ao usuário.
• Idade, data de aniversário, data de casamento, número de identidade, título de eleitor, placa de carro ou qualquer coisa que seja característica do usuário.
• Palavras existentes. Um “ataque de dicionário” poderá descobrir facilmente a sua senha.
• Senhas com menos de oito letras.
• Senhas apenas em minúsculas ou em MAIÚSCULAS.
- Senhas Boas
• Uma senha boa nunca deverá ser lida, mas deverá ser de fácil lembrança. Por exemplo, pense em uma frase importante para você, tipo: “meu sistema operacional preferido é o Linux”. Pegue a primeira letra de cada palavra: “msopeol”. PRONTO, está escolhida uma boa senha: fácil de se lembrar e difícil de ser quebrada por “ataques de dicionário”.
• Uma boa senha deve conter números e letras. A senha acima poderia ser modificada para “msopeol1”.
• Pode conter letras maiúsculas e minúsculas: “msopeoL1”.
• Deve conter oito caracteres, sempre que possível. Isso aumenta bastante o número de combinações necessárias para se quebrar uma senha. Mesmo que a senha escolhida não chegue aos oito caracteres mínimos, você poderá combiná-la com números.
OBS: Nunca dê pistas sobre a sua senha! Para você isso pode ser um desafio lançado a outras pessoas e de quase impossível resolução, mas não se esqueça de que muita gente é especializada neste tipo de dedução.
Apos o intervalo os cursistas entregaram as atividades da Unidade 16, que fizeram com seus alunos nas Unidades Escolares onde lecionam. Relataram estas atividades ao grande grupo, contando como foi feita à entrevista com o diretor sobre Inclusão, a construção de uma linha do tempo, a medição da altura de um prédio através das sombras projetadas no chão ou da verificação da inclinação das rampas que a escola possui para os cadeirantes.
Cursistas: Célio, Roseli, Nilva, Flávia e José, fazendo as atividades da Unidade 17 sobre senhas.
Cursistas: Jane, João, Angelita, Antônio e Valmiré atentos nas resoluções dos problemas.
Formadora Simone fazendo a leitura dos problemas sobre Princípios de Contagem.
Formadora Simone e a cursista Dilva dando o seu depoimento: " tenho mais de 30 anos de experiência em sala de aula e no meu ponto de vista acho que os professores de matemáticas deveriam trabalhar as quatro operações fundamentais com números decimais com todas as séries, todos os anos principalmente a divisão na 8ª série".
Trabalhos sobre A Linha do Tempo dos alunos do professor Célio Almeida Coelho da escola E. E. B. Altino Flores, da cidade de Anitápolis- SC.
Outro trabado sobre a Linha do Tempo.
Alunas do professor Valmiré de Aguiar, fazendo a entrevista sobre inclusão com a secretária da E E. B. Silveira de Matos-SC.
Alunos do professor Valmiré de Aguiar, verificando se a rampa da E E. B. Silveira de Matos- SC está dentro dos padrões de exigências.
outubro de 2009
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