quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Oficina Livre

Oficina Livre do Curso GESTAR II em Santo Amaro da Imperatriz

Este encontro ocorreu no dia 30 de setembro de 2009, na Escola de Educação Básica Nereu Ramos (polo 7), na cidade de Santo Amaro da Imperatriz - SC.
Os cursistas relataram sobre o Tema Central, período de realização e objetivo do Projeto que estão desenvolvendo para o curso do Gestar II com seus alunos, em suas Unidades Escolares.

PROJETO GESTAR 2009
Do Latim projectu, particípio passado de projicere, ‘lançar para adiante’. 1. Plano, intento, desígnio. Construção Coletiva Permite que o indivíduo sinta-se comprometido com a proposta do projeto. Proposta do Gestar Vantagem: Grupo vai aprimorar o projeto. Avaliando as dificuldades e os objetivos alcançados. Desvantagem: O grupo perderá a diversidade das propostas dos projetos.

Dinâmica da Colcha de Retalhos
OBJETIVO: Escolher a ideia que contempl
e o pensamento do grupo.
PROCEDIMENTO: Dividir o grupo
1. Entregar um pedaço de papel pardo e uma caneta piloto de cor diferente para cada grupo. 2. Pedir que escrevam uma frase sobre uma ação que possa mudar a prática de sala de aula. 3. Em seguida, cada papel deverá passar por todos os grupos para que possam dar continuidade à ideia escrita. Assim, cada grupo vai interferir na ideia do outro. 4. Feito isso, unir todos os papéis como se fosse uma colcha de retalhos, para que os cursistas possam observar a ideia comum dos escritos. 5. Pegar um outro papel e escrever a ideia comum percebida por todos. 6. Essa ideia será o TEMA para o grupo elaborar a intenção do projeto.





Cursistas lendo o texto sobre PROJETOS.







CONSTRUÇÃO DA INTENÇÃO DO PROJETO

Responder os seguintes itens:

O que temos – (Contextualizar o problema identificado);

O que vamos fazer;

Como vamos fazer;

O que precisamos para fazer;

Quanto tempo;

PASSO A PASSO DO PROJETO
Tema - Ideia Central
Pessoas Envolvidas;
Local de Realização (nome da escola, município);
Carga Horária
;

Período de Realização (início e término);
Justificativa – O que temos (contextualização do problema identificado)
Objetivos
- O que vamos fazer

-Gera
l – o que se pretende alcançar de forma geral

-Específicos
- esmiuçar o objetivo geral e dizem respeito às ações.

Conteúdos
- especificar os principais conteúdos curriculares trabalhados no projeto para atingir os objetivos propostos.

Metodologia - Como vamos fazer 1- Passo a passo das ações e o desenvolvimento destas. Não esquecer que as ações vão ser determinadas pelos objetivos específicos. 2- Recursos Materiais (livros, vídeos, computador, retroprojetor, máquina fotográfica, livros, artigos, revistas, vídeos, sites. Especificar quais recursos serão utilizados e como eles serão adquiridos (a escola tem, os integrantes do grupo vão levar, os alunos vão trazer de casa...) OBS: (questionários, palavras-cruzadas, figuras, textos...) seja anexado ao projeto. Cronograma- Quanto tempo para cada ação.
Avaliação- concepção de avaliação instrumentos utilizados descrever dificuldades resultados obtidos...
Bibliografia





Formadora Simone lendo o texto sobre as normas de um Projeto e os cursistas: Angelita, Célio e José acompanhando o texto.













Cursistas: Antonio, Valmiré e Dilva relatando o tema de seus projetos.








Normas da ABNT para o Projeto

Aspectos Técnicos da Redação

Formato: Os trabalhos devem ser apresentados em papel branco, formato Carta (21,6cm x 27,9cm), digitados em cor preta, exceto ilustrações, anverso da folha de rosto e capa.

Fonte: Para digitação, a fonte do texto deve ser Times New Roman, tamanho 12 para texto normal, tamanho 10 para citações acima de três linhas e recuadas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas, exceto para títulos de seções e informações da capa que ficam a critério do autor.

Alinhamento e espaçamento: O alinhamento da parte textual é justificado, o espaçamento deve ser de 1,5 cm entre linhas, exceto para notas de rodapé, citações acima de três linhas, paginação e legendas das ilustrações e tabelas, que devem ser colocadas em espaçamento simples.

Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por um espaço.

Parágrafos devem iniciar com recuo de 3cm na primeira linha, observando que as citações acima de três linhas devem ser recuadas no todo em 4cm.

As margens das folhas devem apresentar 3cm para margem superior e 3cm para margem esquerda e 2cm para margem inferior e 2cm para margem direita.

A numeração das páginas deve ser corrida e seqüencial, em algarismos arábicos (1, 2, 3...) contados a partir da página de rosto, mas numerados apenas a partir da introdução, ou seja, se houver 10 páginas antes da introdução, esta será numerada em 11. Essa numeração deverá aparecer no canto superior direito da página.

Siglas e abreviaturas: ao aparecerem pela primeira vez no texto, devem ser colocadas após o nome por extenso, entre parênteses. Ex: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Após podem ser colocadas abreviadas em todo o texto.

Citações: até três linhas devem caracterizar texto normal, observando as aspas no início e fim da citação e sua referência no texto. Citações acima de três linhas devem aparecer recuadas em 4cm, fonte 10, em espaçamento simples.

Notas de rodapé e legendas de ilustrações e tabelas: devem ser digitadas em espaço simples e fonte tamanho 10.

OBS.: Entrega do projeto dia 11 de novembro. BOA SORTE!!!!!!!!!!

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